CPA

CPA – Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão da instituição que trabalha a autoavaliação institucional. O órgão, que representa a comunidade acadêmica e externa, faz parte integrante do Sistema Nacional da Educação Superior (SINAES).

A existência da CPA em uma instituição é obrigatória, de modo a cumprir a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da CPA é promover, coordenar e articular a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição, bem como sistematizar e disponibilizar dados e/ou informações à comunidade acadêmica. Realização de reuniões com os representantes dos segmentos docente, discente, administrativo e da mantenedora, organizando o desenvolvimento das etapas de processo de avaliação.


Avaliação Institucional e Autoavaliação

A Avaliação Institucional representa um processo permanente de busca de indicadores, com vistas ao desenvolvimento institucional, em todos os níveis de atuação. Sua execução deve completar todos os grupos de interesse envolvidos no processo.

A autoavaliação é um processo cíclico de reflexão e autoconsciência institucional, deve ser criativo e inovador, pautando-se pela análise sistemática das várias dimensões que definem o perfil da Instituição.


Quem compõe a CPA

A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Ao final do processo de autoavaliação, a CPA presta contas de suas atividades, junto aos órgãos colegiados superiores, por meio de relatórios, pareceres e, eventualmente, recomendações.

 

Documentos Importantes

Regulamento da Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Autoavaliação CPA 2018

Legislação da Educação Superior

Normas da Educação Superior