É um fato incontestável. O novo coronavírus trouxe mudanças em nossas vidas. Muita coisa ficará diferente quando tudo isso passar.

As mudanças não são aquelas frutos pelo distanciamento social. Sim, houveram mudanças rotineiras causadas pela quarentena, mas é preciso enxergar além do momento atual. O que vai acontecer depois isso tudo? O que o covil-19 trouxe de mudanças para a sociedade?

Muitos especialistas (biólogos, médicos e cientistas e até mesmo filósofos), sempre apontaram que faltava um ícone histórico para finalizar o século 20, em tempos de tecnologia plena. Segundo esses profissionais, a pandemia do vírus é esse ponto. Segundo os profissionais, houve um avanço tecnológico nunca visto na história e a pandemia chegou para mostrar os limites dessa evolução.

Um catalisador de futuros: o covid-19

Nossa sociedade estava testando formatos de convivência profissional e social há algum tempo. Mas o novo coronavírus intensificou essas características: no âmbito profissional, o trabalho remoto era algo de formato empírico, hoje, é uma realidade completamente constante.

No nicho social, abraçamos o que já era presente, a aproximação por redes sociais. Além disso, o covid-19 trouxe momentos de flexibilização emocional, nunca precisamos trabalhar a solidariedade e empatia.

Como veremos o mundo daqui para frente?
Infelizmente, o covid-19 trouxe uma verdade irrefutável. O mundo não estava completamente preparado para tal acontecimento, por isso, muitos fatores mudarão depois da pandemia. Confira:

1 – Saúde pública
Segundo estudiosos da área de saúde, a saúde pública é a primeira área a receber essa influência modeladora. Estaremos mais atentos aos detalhes de cuidados sanitários.

2 – Economia consciente
Concomitante ao distanciamento social – onde muitos centros comerciais tiveram as ativadas suspensas – a economia entrou em crise. Esse acontecimento nos tornarão pessoas mais conscientes economicamente. Ou seja, os indivíduos irão reavaliar suas convenções comportamentais diante a economia.

3 – Educação remota
Como citado acima, o novo coronavírus acelerou um futuro eminente. E nesse futuro, a educação acontecia de modo a distância. Com o covid-19, essa realidade será aprimorada quando tudo passar e as pessoas (principalmente as crianças) devem se adequar ao novo modelo de educação. Junto desse acontecimento – aliás, fazer tudo de casa é complicado – professores, educadores e pedagogos devem acompanhar as mudanças se tornando mentores e orientadores dos seus estudantes.

4 – Ajuda do digital
De acordo com os dados da pesquisa da Bain & Company, as pessoas estão procurando inovações nesse momento de ociosidade. Quando tudo isso passar, quem buscava inovação nos negócios, provavelmente trará boas inovações digitais para o mercado.

5 – Uma nova configuração de espaços comerciais
A pandemia trouxe dois sentimentos às pessoas: o medo e a ansiedade. Por isso, quando a pandemia acabar, a insegurança de frequentar espaços comerciais será intensa. Por isso, cabe aos proprietários de estabelecimentos, se adaptarem à essa realidade a afim de trazer confiança e segurança para os clientes.

6 – Surgimento de um novo método de comércio

Os restaurantes “fantasmas” entrarão em voga. Esses estabelecimentos são compostos apenas por serviços delivery. Enquanto a confiança do público não é completamente restaurada quando isso passar, esse jeito de vender serviços será intensificado. Lojas de roupas também passaram a ser alvo deste método.