Visando a uma melhor adequação ao meio acadêmico associada aos aspectos emocionais e sociais, que são parâmetros que atualmente refletem e pulsam na vivência cotidiana dos indivíduos, a Faculdade LS, agora, oferece aos seus estudantes um acompanhamento psicopedagógico.

O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a instituição a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Ele contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do estudante, mas que são consequências de problemas basilares do seu processo de ensino, aspectos sociais e emocionais. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento.

A aprendizagem ocorre por meio da estimulação do ambiente sobre o indivíduo, o qual, diante de uma situação, mostra uma mudança de comportamento, recebendo interferência de vários fatores – intelectual, psicomotor, físico, social e emocional.

Considerando a instituição de ensino responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo no
meio acadêmico tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com essa finalidade e em decorrência do grande número de estudantes com dificuldades de aprendizagem e com outros desafios que englobam a família, o meio em que esses estudantes vivem, os aspectos emocionais e o processo ensino-aprendizagem, a intervenção psicopedagógica foi um contexto pensado pela Faculdade LS para dar mais um suporte aos estudantes que sentirem a necessidade de um apoio para o seu desenvolvimento dentro da instituição.