Horário flexível, liberdade, economia de gastos e conforto, essas são apenas algumas das vantagens de estudar em casa. Contudo, é preciso ser bastante organizado para manter a produtividade e não misturar a hora do estudo com a vida pessoal.

O home office é uma tendência que já vinha ganhando força nos últimos tempos e, com a pandemia do novo coronavírus, várias empresas e faculdades passaram a considerar políticas mais flexíveis quanto à rotina de trabalho de seus colaboradores e alunos como uma medida preventiva contra o Covid-19.
Se estudar em formato de home office for um acontecimento inédito para você, ou, caso já tenha praticado, você queira explorar uma melhora dessa modalidade, separamos algumas dicas que vão te ajudar:

  1. Mantenha uma rotina normal de sono
    Pode ser tentador dormir mais algumas horas e ficar até tarde trabalhando, mas certifique-se de se manter o mais próximo possível da sua rotina normal, porque assim a sua produtividade continua.

  2. Acordou, saia da cama
    Trabalhar da cama pode fazer com que o seu cérebro confunda a hora de descanso com a de produtividade. Faça das suas manhãs as mesmas de qualquer dia de trabalho: alarme toca, você levanta, escova os dentes e arruma a cama.

  3. Vença a tentação do pijama
    O próximo passo é se arrumar para trabalhar em casa. Pode parecer loucura, mas acredite: arrumar-se como se fosse sair de casa vai te ajudar a se manter focado. Não precisa colocar um blazer, mas trocar o pijama já é um grande passo.

  4. Encontre um espaço para trabalhar
    Procure um espaço na sua casa onde você possa se dedicar às tarefas sem perder o foco, de preferência longe da TV, mas, se não for possível, pelo menos a mantenha desligada!

  5. Estabeleça limites com as pessoas que moram com você
    Por maior que seja a vontade de ficar somente interagindo com elas, é necessário estabelecer e respeitar alguns limites para evitar distrações. Se você e as pessoas com quem divide a casa estiverem de home office, respeitem o espaço e os períodos de silêncio um do outro – você não gostaria que o barulho atrapalhasse a sua call, né?

  6. Faça algumas pausas
    Algumas pessoas não levam a hora do almoço a sério quando estão trabalhando de casa, mas é preciso lembrar que parar por alguns minutos é muito importante para continuar o pique do resto do dia.

É importantíssimo levantar um pouco, dar uma alongada e ir beber um copo d’água, por exemplo. Ficar sentado e parado por muito tempo pode fazer com que você se sinta impaciente, por isso a dica é fazer algumas pausas ao longo do dia e literalmente dar uma andada pela casa.

  1. Converse com a sua família e amigos
    Você provavelmente está acostumado a conviver com várias pessoas e talvez estranhe não ter com quem conversar. Por mais que a gente já troque milhares de mensagens todos os dias, separe um momento para ligar ou fazer uma videochamada com as pessoas queridas – vai te fazer muito bem escutar a voz de outras pessoas!

  2. Encerre o expediente
    Estar em casa pode te fazer perder a noção do tempo e, por isso, tente não ultrapassar o seu horário de trabalho. É muito importante estabelecer uma jornada com horário de início e término.

Separamos um planner em PDF para você baixar e imprimir e assim organizar sua rotina em casa. Afinal, a disciplina é o segredo do sucesso.
Download